terça-feira, 18 de maio de 2010

O STEP E O MITO DAS LESÕES.

O step surgiu em 1990 nos EUA, e sua criação é atribuída a professora norte americana Gin Miller, que naquele momento usava exercícios de subir e descer de um degrau, como forma de recuperação de uma grave lesão sofrida em um dos joelhos. Com o apoio financeiro da Reebok, fabricante de material esportivo, e de uma equipe de cientistas, o step foi profundamente estudado antes de ser lançado e divulgado mundialmente. Desde seu começo, o step conquistou milhões de praticantes nos cinco continentes, fascinados pela simplicidade e eficiencia que caracterizam a modalidade, e hoje, dez anos depois, é sem dúvidas a atividade coletiva mais praticada no planeta, e seus benefícios quanto ao condicionamento cardio vascular são mais do que comprovados.



Atualmente, mesmo diante do tamanho sucesso e popularidade, por falta de informações, muitos ainda acreditam que o step provoca incondicionalmente lesões músculo esqueléticas. Então surge a seguinte dúvida: se o step foi tão pesquisado e se tornou-se tão popular, qual a origem desses desastrosos comentários, que impedem que alguns experimentem uma das atividades mais prazerosas do universo do fitness? Deveremos entender, que com a evolução da modalidade, muitos giros, pivots, foram incluídos nas coreografias, e infelizmente algumas vezes, sem nenhum critério prévio. Além desses movimentos exigirem uma técnica apurada de execução, os mesmos ainda induzem os joelhos à rotação. Não poderemos esquecer, que esta articulação foi naturalmente dimensionada para os movimentos de flexão e extensão, além da pequena rotação interna e externa somente quando em 90 graus. Outro fator importante de segurança no step, relaciona-se ao uso de plataformas muito altas. Quando o angulo formado entre perna e coxa ultrapassa os 90 graus, observa-se como consequencia o que tecnicamente denominamos de "gaveta", e que sem dúvidas representa o principal mecanismo de lesões do ligamento cruzado anterior.


A conclusão portanto, é que o step quando praticado corretamente tres vezes por semana, poderá trazer uma série de benefícios ao praticante, inclusive aumentando a força dos músculos dos membros inferiores, e também a estabilidade das articulações deste mesmo segmento. O que ocorre, é que a médio / longo prazo, o emprego de técnicas inadequadas de stepping ( subida e descida ), poderão sim, proporcionar sérios danos aos que praticam a modalidade com maior regularidade. O mais importante, é que ninguém deixe de frequentar as aulas de step, mas que todos saibam escolher bons professores


Nenhum comentário:

Postar um comentário