sexta-feira, 9 de julho de 2010

Exercícios intensos prejudicam o sistema imunológico

O sistema imunológico envolve mecanismos pelos quais o organismo se defende de invasores como bactérias, vírus ou parasitas.

Quando fazemos um corte, por exemplo, muitos tipos de bactérias entram em nosso corpo. O nosso sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte.

Quando respiramos, inalamos milhares de germes (bactérias e vírus) que estão flutuando no ar. O nosso sistema imunológico lida com todos eles sem problemas. Mas também acontece desses germes passarem pelo sistema imunológico e a consequencia disso acaba sendo um resfriado ou gripe, que é eliminado depois que o invasor sai do nosso organismo.

Vários estudos publicados constatam que o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo moderado, diminui as chances da pessoa pegar infecções, além de fortalecer o organismo e os sistemas de defesa.

Porém, a prática de treinamentos intensos, onde não há uma recuperação adequada pode provocar depressão do sistema imunológico, estão mais suscetíveis a processos infecciosos, como gripes e problemas respiratórios.

A explicação para essa aparente incoerência está numa substância chamada glutamina, que se consome durante os treinamentos. É exatamente ela, a responsável pela alimentação dos leucócitos.

Para evitar que isto ocorra, o ideal é manter treinos moderados ou fortes (mas de forma adequada) e ter o acompanhamento de um bom profissional ou no caso de atletas que treinam pesado, verificar com o nutricionista se há a necessidade de uma suplementação.

Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças respiratórias.


O exercício físico regular traz uma série de benefícios para o organismo, como redução de risco para doenças cardiovasculares e manutenção da massa corpórea em níveis seguros, além de ativar o sistema imunológico e estimular o sistema de defesa contra infecções, envelhecimento e câncer.

Grandes benefícios à saúde são feitos quando praticamos uma atividade física regular e bem orientada. O ideal é praticar exercícios aeróbios de 5x a 6x por semana, exercícios resistidos de 3x a 4x por semana e alongamentos diariamente. Lembre-se, o programa de exercícios deve ser montado por um profissional de Educação Física, a partir de uma avaliação física individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário