sexta-feira, 14 de maio de 2010

Emagreça dormindo – dieta do sono



Bom, vamos começar a explicar como isso funciona (sei que você já deve está curioso). Todos sabem que uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios para a saúde e um dos principais desses benefícios está ligado à obesidade.

Pessoas que tem dificuldades para dormir ou simplesmente estão se expondo a situações de sacrificar noites de sono são mais sujeitas a terem problemas de obesidade ao longo do tempo. O primeiro fator para explicar sobre “emagrecer dormindo” é que uma noite de sono ruim leva você a ter liberação de cortisol no organismo. Este hormônio está principalmente ligado ao stress e estocar gordura em nosso corpo (olha que ruim para a dieta isso!)
Os seres humanos, por natureza, têm o padrão de ficar acordado ao dia e dormir durante a noite, quando saímos dessa rotina nosso organismo começa a entrar em estado de alerta como se tivesse entrando em uma situação de perigo e hoje já se sabe que além do cortisol ficar sem dormir ou dormi mal leva a liberação de ghrelina, hormônio responsável por regular o gasto calórico.
Quem troca o dia pela noite também tem outro problema, o nosso organismo tem um metabolismo maior durante o dia, o que significa que ficar acordado durante o dia mesmo em repouso seu corpo estaria perdendo mais calorias, para saber mais sobre os melhores horários para emagrece não deixe de ler a nossa matéria “Ajuste seu relógio para emagrecer”.

Em média deveremos dormir entre 7 a 8 horas de sono, mas é claro que isso varia de pessoa para pessoa, se você acorda disposto, de bom humor, sem dores de cabeça e sem sono esta é a sua referencia para “um sono emagrecedor”
Mas não pense que dormir demais também emagrece o que conta aqui é dormir direito, normalmente quem tem entre 12 a 13 horas de sono também poderá ter problemas com obesidade.
Se já não bastassem tantos problemas, tudo que você come durante a noite demorará mais tempo para ser digerido e por conta disso engordará mais, isso se deve ao fato do metabolismo está trabalhando de forma mais lenta durante a vigília. E não vamos nos esquecer que dormi mal leva a ter problemas de depressão e ansiedade, ambas são doenças que têm alto índice em levar a obesidade.
E afinal, quantas calorias se perdem em uma boa noite de sono?
Em média uma pessoa que durma 8 horas poderá perder até 500 calorias, totalmente excelente, não acha? (risos)
Então para você que deseja mais uma forcinha na hora de perder tempo, prepare os lençóis, o travesseiro, e corra, ou melhor, deite na cama e boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário