sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EXAGEROU NAS FESTA DE FIM DE ANO? Nada de porções de passarinho! Essa dieta não tem quantidades. Você come quanto quiser e ainda perde de 1 kg a 3 kg por semana. O segredo está nas combinações!

Dieta do prato cheio
Nada de porções de passarinho! Essa dieta não tem quantidades. Você come quanto quiser e ainda perde de 1 kg a 3 kg por semana. O segredo está nas combinações!


 


O primeiro passo para você abandonar (ou nem começar) a fazer dieta é passar fome. Se você não aguenta aquelas porções minúsculas, esse cardápio é o ideal para você. Acredite: é possível queimar de 1 kg a 3 kg por semana sem ter que medir quantidades. Isso mesmo! Você comer a quantidade que quiser. Você decide a quantidade de acordo com a sua fome. A nutróloga e autora do livro "Quem disse que comer engorda?", Paula Cabral, garante que, como o título diz, dá para comer muito bem sem engordar e ainda perder peso saudavelmente

O segredo desse programa é a combinação correta dos alimentos. Porém, claro, não abuse! Coma sem gula. Aprenda a separar o que é fome do que é vontade de comer. Senão, vai tudo por água abaixo. "Para emagrecer, precisamos enganar os mecanismos de percepção", diz ela. Como? Veja!

Preste atenção nos horários

Os intervalos entre uma refeição e outra precisam ser respeitados. isso porque uma refeição leva duas horas para ser digerida. "É impossível sentir fome antes deste tempo. portanto, se você tomar café às 8h pode comer às 10h; Se seu desjejum for às 9h, a próxima refeição deve ser às 11h", explica Paula.

Os horários são móveis. Você até pode aumentar intervalos entre as refeições, porém, diminuir, nunca. Se você antecipar a refeição estará comendo sem fome. E, na maior parte das vezes, você come antes do horário e volta a comer no horário da refeição. "Esperar um pouco, não mata ninguém. Tome um copo de água até poder se alimentar", afirma.

Nutrientes equilibrados

O equilíbrio dos nutrientes faz com que a nova alimentação não seja percebida como dieta. Em nossa alimentação diária devemos ingerir carboidratos complexos, proteínas, fibras e frutas. Existem receptores que detectam sua presença, portanto não podemos saturar apenas um ou outro receptor. Não pense que será mais rápido se privando dos carboidratos. Seu cérebro perceberá a carência e logo estabilizará seu peso.

Só coma quando estiver com fome

É isso mesmo. "Quem deve lembrar você de comer é o seu estômago, não você", diz a médica. "Também não pule as refeições achando que vai emagrecer mais rápido", explica Paula que lembra que uma refeição pode ser dispensada se não houver fome. Mas, atenção: ela não deve ser compensada na próxima alimentação!

Variedade é o segredo

Evite repetir os mesmos alimentos todos os dias. Também não coma a mesma coisa mais de uma vez ao dia. Se você variar o cardápio, seu organismo não percebe que está passando por uma dieta, e o emagrecimento é mais fácil. A variação do cardápio permite que você estabeleça uma média semanal, o que não ocorre nas dietas tradicionais, onde a quantidade de quilos emagrecidos vai diminuindo cada vez mais.

A seguir, as regras dessa dieta

Regras básicas

1. Não adianta comer uma travessa de salada porque em uma hora você estará com fome e comerá pão.

2. Ao ingerir gorduras, lembre-se que as verduras cruas podem ajudar a manter o peso e facilitar a digestão por diminuir a capacidade de absorção desta gordura e parte dos carboidratos que ficam retidos no meio da esponja de fibras durante o trânsito intestinal.

3. Ao sentir fome, você deve tomar água e aguardar 15 minutos antes de se alimentar. Estes minutos é que fazem você emagrecer pois a energia necessária para o metabolismo é retirada das reservas, e é isso que faz emagrecer.

Cardápio:
Lembre-se de respeitar o intervalo de duas horas!

Café da manhã (8h)

Esta é a principal refeição do dia. É o momento que o metabolismo está mais acelerado e apto a iniciar as atividades. Está liberado comer um misto quente, ou pão com ovos mexidos, pão sírio com coalhada seca. Até torrada com manteiga! o importante é que não misturar leite ou frutas nesta refeição para evitar a fermentação.

Carboidrato completo + proteínas ou
Carboidrato complexo + gordura
Sugestões

Carboidrato complexo (escolha 1 tipo)

Pão de sal
Pão integral
Pão de centeio
Pão Árabe
Torrada
Cream-Cracker
Rosquinhas

Proteínas (as proteínas podem ser misturadas)

Ricota
Coalhada Seca
Queijo branco
Mussarela
Requeijão
Presunto
Ovos

Gorduras (escolha 1 tipo)

Manteiga
Margarina
Azeite

Bebida (escolha1 tipo)

Chá
Café
Água

Lanche da manhã (10h)

Esta refeição é opcional e serve para as pessoas que acordam muito cedo e terão um grande intervalo entre o café da manhã e o almoço. Também para pessoas que trabalham com grande esforço físico. Caso contrário, não há necessidade de ser feita.

Sugestões:

Suco de fruta
Água de coco
Bebidas energéticas


Almoço (12h)

Ao almoçar lembre-se da quantidade que você ingeriu no café da manhã, pois não poderá ultrapassar esta quantidade. Não existem sucos e sobremesas nesta refeição. A bebida é a água. Um copo é o suficiente para não tornar a digestão mais lenta.

Carboidrato complexo + proteínas + fibras

Sugestões

Carboidrato complexo (escolha1 tipo)

Arroz (Comum, integral)
Feijão
Macarrão
Batata (Purê, assada, frita...)
Aipim
Cenoura
Beterraba
Abóbora vermelha
Compostos: Suflê, farofa, pirão, tortas...

Proteínas (as proteínas podem ser misturadas)

Ovos (fritos, mexido, omelete...)
Frango (Assado, cozido, frito...)
Carne (Grelhada, frita, churrasco, moída, crua...)
Peixe (ensopado, assado, grelhado...)
Frutos do mar (Camarão, caranguejo, lula). Polvo, lagosta...
Outros: Dobradinha, rabada, mocotó, vísceras...

Fibras (as fibras proteínas podem ser misturadas)

Alface, espinafre, escarola e chicória, baiano, couve de bruxelas, Repolho, alcachofra, brócolos, couve-Flor, pepino abobrinha e cebola, pimentão, rabanete, vagem, quiabo, cogumelos, aspargos, berinjela, chuchu, palmito, jiló, maxixe...
Lanche da tarde (16h)

Para emagrecer, esta é uma refeição mais leve, pois o ritmo já começa a diminuir.

Sugestões:

Iogurte (natural e de frutas)
Gelatina (com sabor ou associada a frutas)
Barra de cereais
Frutas (Salada de frutas)
Pipoca
Quibe assado

jantar (19h)

Os carboidratos podem ser consumidos até o horário de almoço para quem quer emagrecer.Você deve comer para gastar e não comer para dormir. Se você faz dieta o dia todo e à noite janta, você emagrece de dia e engorda à noite.

Proteínas + fibras + outras opções

Sugestões:

Proteínas (as proteínas podem ser misturadas)

Ovos (fritos, mexido, omelete...)
Frango (Assado, cozido, frito...)
Carne (Grelhada, frita, churrasco, moída, crua...)
Peixe (ensopado, assado, grelhado...)
Frutos do mar (Camarão, caranguejo, lula). Polvo, lagosta...
Outros: Quibe assado, dobradinha, rabada, mocotó, vísceras...

Fibras (as fibras proteínas podem ser misturadas)

Alface, espinafre, escarola e chicória, baiano, couve de bruxelas, Repolho, alcachofra, brócolos, couve-Flor, pepino abobrinha e cebola, pimentão, rabanete, vagem, quiabo, cogumelos, aspargos, berinjela, chuchu, palmito, jiló, maxixe...

Outras opções:

Sopas de folhas e legumes verdes com proteína
Iogurte (natural e de frutas)
Gelatina (com sabor ou associada a frutas)
Frutas (Salada de frutas)
Pipoca
Quibe assado

Ceia (22h)

Sugestão:

Leite
Água de coco
Entenda os efeitos

- A primeira semana não será fácil, por causa da distensão do estômago. Nas semanas seguintes, o volume do estômago começa a se adequar às novas quantidades e diminui. Algumas pessoas chegam a sentir cólicas mais fortes sinalizando esta retração.

- O importante é a cada semana adequar a quantidade de comida ao novo tamanho do estômago. Sempre que você diminuir o volume de alimento, haverá retração do estômago até que ele volte ao tamanho normal. Quando voltar ao normal, você não conseguirá comer a mesma quantidade de antes e, nesta fase, não terá que se preocupar com as quantidades, pois se exagerar passará mal e perceberá o quanto à nova alimentação é melhor.

- Se você quer emagrecer então simplifique a sua alimentação. Ao invés de comer um Filé a Parmegiana, coma um bife com cebolas. Ao invés de lasanha, um macarrão alho e óleo. Deixe as comidas mais elaboradas para os momentos especiais.

- Tente classificar todo alimento que você ingere. Quando não souber onde um alimento se classifica, se a finalidade for emagrecer, é melhor evitar. Se o seu peso está estável, coma-o, mas lembre-se de esperar a fome surgir.

- Mude os hábitos familiares, começando pela compra do supermercado, pois assim tudo ficará muito mais fácil para você e mais saudável para todos.

Manutenção do peso

No período de manutenção é preciso ficar atento a algumas regras:

- Você poderá misturar dois carboidratos na hora do ALMOÇO.

- Você poderá comer pão, doce ou outro carboidrato na hora do LANCHE. Se exagerar dispense o jantar e espere a fome vir no café da manhã.

- Você poderá fazer extravagâncias sociais no JANTAR desde que dispense o café da manhã e espere a fome vir no almoço.

Quando você quiser emagrecer é só tomar um copo de água na hora em que a fome surgir e esperar uns 15 minutos para se alimentar. Se exagerou, então:

- Aumente a atividade física,

- Dispense a próxima refeição e aguarde a FOME vir.

- Se exagerou no lanche, dispense o jantar.

- Se saiu a noite, dispense o café da manhã.

- Se exagerou em tudo no final de semana, dispense o carboidrato na segunda-feira e faça uma alimentação mais leve a alguma atividade física.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário